As válvulas mangote são perfeitas para isolar e controlar produtos com as seguintes características:
- Abrasão;
- Corrosão;
- Viscosidade.
Por conta da mínima resistência ao atrito, condição esta que se apresenta como uma de suas principais vantagens, as válvulas mangote se destacam por serem de “fluxo livre”. Ou seja, o componente impede entupimentos, pois sua passagem nominal equivale praticamente ao diâmetro da tubulação.Além disso, as válvulas mangote possuem dois modelos construtivos. Enquanto o primeiro deles é representado pelas peças de corpo aberto, o segundo é exemplificado pela válvula de corpo fechado. Assim, a aplicação do item fica associada aos mais variados segmentos, como mineradoras, cimenteiras, estações de tratamento de água e esgoto, cerâmica, plástico, entre outros.
A válvula mangote corpo aberto, por exemplo, é normalmente fabricada em corpo de aço carbono. Por ter mecanismo de aperto do mangote de borracha, ela é perfeita para exercer o controle de fluidos. Por padrão, a peça também tem passagem reta. Indicadas para uso em diversos fluidos, incluindo-se aqui os abrasivos e corrosivos com grande quantidade de sólidos em suspensão, as válvulas mangote corpo aberto ainda podem atuar junto a lamas, polpas e minérios, além de esgotos industriais e sanitários.
Conheça mais sobre as válvulas mangote
Ainda em se tratando da válvula mangote corpo aberto, o que se pode concluir é que seus acionamentos podem acontecer de três diferentes maneiras: manual por volante ou com redutor mecânico; através de atuador pneumático; ou por meio de atuador elétrico. Para saber mais sobre as características e aplicações do acessório, entre em contato!